sexta-feira, 3 de maio de 2013

#Penteados: Afro Flor + Movimentos históricos!

Olá queridinhos, tudo bem?
Hoje vou trazer para vocês alguns penteados para os crespos. Cacei algumas imagens bem bacanas para vocês se inspirarem. Sei que não é fácil cuidar dos crespos e as vezes a gente não sabe o que fazer com eles, mas é só questão de criatividade mesmo. Com esse jogo de imagens ninguém terá desculpas de que não sabe o que fazer com a cabeleira afro e entre as mesmas, vou trazer algumas questões que abordei em uma pesquisa da faculdade, na qual eu falava sobre "O cabelo afro e os seus movimentos históricos".




Antes de tudo, clique aqui e escute esse som massa enquanto desfruta da postagem: 
Preta by Banda Eva on Grooveshark



O cabelo é uma parte muito importante principalmente para as mulheres, ele tornou-se um ato político. O exemplo disso é o movimento Black Power (Poder Negro) que surgiu na década de 1960/1970 nos Estados Unidos, no qual os negros lutavam contra a opressão e usavam o “Black power” para revolucionar. Uma forma de mostrar rebeldia, aceitação e orgulho da sua etnia.



Esse movimento ganhou repercussão em todo o mundo, fazendo com que muitas pessoas aderissem ao cabelo afro nas alturas.


Um exemplo disso é o Funk/Black que se deu na época do Disco Music (gênero musical no meado dos anos 70, tendo como origem o público negro, latino-americano, gays e etc.).            A grande referência deste estilo era calças justas com boca de sino, sapatos de plataforma, camisetas justas, minissaias, cores vivas e etc.


MOVIMENTO NATURAL
O cabelo afro ainda passa por depreciação e é ligado ao negativo e feio, por não seguir o padrão estético vulgarizado como “ditadura da chapinha”.
Mesmo depois de uma revolução nos anos 60, que mudou um pouco o ponto de vista de algumas pessoas em relação ao black power, o preconceito não morreu.
Existem os seguintes argumentos: O cabelo crespo é ruim por ser difícil de cuidar. Já o cabelo liso é tido como prático, fácil de cuidar e simples. 
Muitas mulheres se sentem bonitas com cabelo liso, mas uma massa passou a se sentir prejudicada. Por conta de químicas e da não facilidade para converter o cabelo crespo para o liso. 
Surgiu o movimento natural conhecido mundialmente como o Big Chop, que seria como voltar ao zero, retirando toda a parte do cabelo que foi danificado pela química.

Em um documentário produzido pela britânica Zina Saro – wiwa, sobre mulheres negras americanas, ela descreve como foi passar por uma transição sem intenção e ela trás mulheres que passaram pela mesma situação.




Zina passou por uma resistência inicial quando teve os cabelos raspados. Sua intenção era deixar o cabelo crescer e utilizar apliques de tranças. No documentário ela explica que foi obrigada a encarar a textura real do seu cabelo e depois de uns seis meses decidiu aderir a sua textura capilar natural.
"Ver meu cabelo natural pela primeira vez foi uma revelação. Ele não era nada seco e quebradiço, como eu pensava. Era crespo e gostoso de tocar”.  Zina Saro-Wiwa.
A transição capilar acabou ganhando uma grande repercussão e subitamente várias mulheres resolveram retornar ao seu natural.




No Brasil a “Transição Capilar” chegou com tudo. Mulheres querem se sentir bonitas e pra isso não querem sofrer com processos químicos que danificam a saúde do seu cabelo. Hoje em dia é moda aderir ao natural, seja crespo e/ou cacheado. Mas existe algo há mais do que uma súbita moda de cabelos naturais, por trás da transição.
A naturalização passou a ser um movimento de valorização e autoestima.

O Ôxente Preta é um exemplo vivo de que se a mídia realmente tivesse essa preocupação de que existem mulheres negras que não sentem necessidade de se enquadrarem a esse esteriótipo,  que essas mulheres querem ser negras e querem ter cabelos crespo e tal... se a mídia realmente valorizasse esse posicionamento das mulheres, seria muito mais simples saber onde e como se cuidar. "Naquele programa tal e tal fala sobre cabelo de mulheres negras, na loja tal e tal vende o produto..."
Existe dedicação para essa massa? Sim, mas é algo que está crescendo "agora", não vamos ser inocentes!

Roubei alguns trechos da minha pesquisa super podrinha, para um trabalho da faculdade e que a professora gostou e decidi dividir com vocês. 
Não foi nem planejado, iria mostrar só penteados bacanas, mas acho que tudo se encaixou muito bem. Vamos aos penteados:




"Meu afro acordou escândalo, mas não quero usar ele solto hoje. O que faço?" Prende com um cordão, elástico de cabelo, grampos e faça um "hair turban". Você vai ficar linda e poderosa!

Observem que todas estão usando batons vivos, pra descolorir tem que ser muito ousada! Pense direitinho.

Turbante é vida, é amor e acho que esse amor tem que ser compartilhado por todas as crespas. ♥

 Trancinhas e dreads são lindos também! Não recomendo pelo fato de que isso enfraquece a raiz do seu cabelo, até porque o cabelo irá sustentar um peso que não é seu. 

Penteados diferentes e majestosos: Chamo esses penteados de  buquê afro flor, porque o cabelo realmente parece um buquê de flores.

Mais turbante pra vida de vocês! Coloridos e de formatos diferentes, estampados; Com batom, sem batom, brincões e etc. 



Gostaram? Comentem, me beijem e amem o santo crespo a cada dia! Um cheiro da preta, pretinha, pretona! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário