sábado, 8 de março de 2014

As rosas exalam perfume e as mulheres marcas históricas

Flores, chocolates, perfumes, sapatos, roupas. Como é gostoso ser presenteada pelas pessoas que estão ao nosso redor pelo Dia Internacional da Mulher. Para muitos isso pode simbolizar amor, gratidão, companheirismo. Para mim, simboliza reconhecimento. Sendo este voltado ao protagonismo histórico feminista na luta por direitos e claro, na construção igualitária social, sem distinção de gênero, classe ou raça.



Não é de hoje que a mulher é inspiração para a construção de poesias, músicas, crônicas. Isso simboliza veementemente uma postura enraizada na valorização heteronormativa a beleza estrutural feminina.

Vamos pensar! Quem era a “Garota de Ipanema”?

“Moça do corpo dourado
Do sol de lpanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar”
Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim

Esta música traz à tona a construção de um estereótipo feminino que deve ser reconhecido como o belo para toda a sociedade, compreendendo a dimensão midiática que esta canção obteve.

Volto a perguntar, quem é a “Garota de Ipanema”?

Vamos lá? Alta, magra, loira, cabelos lisos, quadris largos, sem estrias, bumbum levantado e de classe média é claro (rs rs).

Este é o único tipo de beleza feminina existente? Claro que não. Porém, este padrão foi internalizado no corpo de toda a sociedade. Isso não é culpa de Vinicíus de Morais, nem de Tom Jobim, mas sim de uma cultura capitalista social que propõe o consumo e a nossa submissão a este modelo.

No dia Internacional da Mulher, para alimentar ainda mais estes padrões capitalistas, é dado por diversos órgãos públicos, empresas, veículos de comunicação a proposta de deixar as mulheres mais bonitas, oferecendo atendimentos de beleza para maquiar, escovar os cabelos, limpezas de pele e etc.

Isso é errado? Não!

Mas, preste atenção, o 08 de março é reconhecido pela luta da mulher na sociedade contra todos estes padrões que a inferioriza e a coloca somente como provedora de filhos e dona de casa.

Historicamente a luta feminista protagonizou a conquista do voto, do ensino superior. Mesmo assim, estudos apontam que o salário de uma mulher em um determinado emprego é inferior ao do homem que oculpa o mesmo cargo.

Fora a isso, a violência doméstica contra a mulher, que pode acontecer de diversas formas (moral, sexual, psicológica e física) ainda é gigantesca, mesmo depois da lei Maria da Penha.

Este dia deve ser marcado não pelo consumo, mas sim pela luta. Luta esta em que as MULHERES, homens, idosos, jovens e crianças precisam levantar a bandeira da liberdade e da igualdade de gênero.



"Existem diversas outras questões que precisam ser problematizadas, como o espaço em que a mulher negra ocupa na sociedade, os estereótipos dados e etc. Mas, fica a deixa para os comentários".




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário