quarta-feira, 19 de março de 2014

Mudando e Aprendendo

Certo dia acordei e resolvi deixar o meu cabelo crescer.

Certo dia levantei bem cedinho e decidi que iria me olhar por uma ótica diferenciada.

Será que as coisas são tão fáceis assim?


O meu primeiro passo foi assumir o meu cabelo crespo. Isso aconteceu a partir do momento que comecei deixá-lo crescer. Aos poucos, Ele foi tomando uma forma ainda desconhecida para mim.

Seus pequenos cachos em meu crespão me assustaram de princípio, mas havia algo bem claro em minha cabeça, “sou aquilo que sou e não negarei meus traços”.

A partir daí os olhares mudaram diante de mim. Foi muito complexo descrever em palavras o que os amigos e familiares pensavam diante de minha postura. Porém, compreendo que sou um reflexo daquilo que acredito e se isso está nítido a minha postura é mais que estética e sim política.

Pois bem, os comentários começaram a rolar sobre a maneira que deveria usar o meu cabelo. – Já que você vai deixar ele crescer mesmo, eu acho mais bonito quando ele está molhado e com bastante creme de cabelo. – Não gosto quando você desembaraça ele. – Você usa Shamppo de laranja? Porque seu cabelo está um bagaçu.

E por aí vai ...

Agradar o mundo ou a se mesmo? Que pergunta complicada. Por incrível que pareça a imagem exterior é marcada também pela convivência em sociedade. Mas aí encontra-se um ponto importante. Você possui o livre arbítrio para decidir, sendo que essas decisões coincidem com seu processo de formação e identidade já estabelecida ou em construção.

Resumindo, nunca agradamos a todos com a nossa aparência. Se está magro, ficaria mais bonito se ganhasse mais massa muscular. Se você está gordo ficaria mais bonito se estivesse mais magro.

Mas, quero falar sobre a decisão recente que tomei em trançar o meu cabelo que já possui 11 meses que estou assumindo.


UAU ... Para muitos o resultado final foi a coisa mais linda do mundo (com exagero e tudo), já para alguns, o meu rosto combinaria com o Black Desembaraçado. Pois é, este mesmo Black que a mesma pessoa achava feio anteriormente e seria melhor com os cachos cheios de creme (aff).

Existem questões que precisam ser apontadas para entendermos o nosso processo de transição e aceitação. A primeira delas tem haver com o seu EU. Como você se vê (Já escrevi algo que te ajudará a entender sua história e a importância deste alto reconhecimento).


Leia AQUI

O segundo ponto se reflete no campo da subjetividade, nos traços internalizados dentro de cada pessoa e como isso dialoga com as informações exteriores. Se estamos convictos daquilo que queremos e quem somos, o que "presta" vai entrar em seu ouvido e servirá de aprendizado, o que não serve, com certeza passará direto (rs rs).

Por fim, necessitamos compreender a sociedade como um todo. Os padrões e estereótipos que nos aprisionam numa zona de conforto.

Mas quer saber, eu vim ao mundo para ser quem sou. Minhas tranças incomodam?  (Só lamento).

Minhas lindas e lindos, somos seres que infelizmente nos deixamos levar por opiniões alheias e muitas delas em estremo equívoco. Porém, a partir de seu processo de construção identitária as mudanças que acontecerão em você, será apenas um reflexo de eixos internalizadas em seu subconsciente, que te colocam a refletir sobre questões protagonizantes.

É AÍ QUE QUERO CHEGAR! Você é o único protagonista de sua vida e suas decisões precisam ser tomadas no viés sociocultural representativo.

O título “Mudando e Aprendendo” é exatamente o sentimento imposto para aqueles que estão assumindo seu cabelo e corpo naturais, sem representatividades capitalistas. Isso é lindo!

Se olhe sempre. Nem só o exterior, mas sim o seu interior. Se estás bem assim, este é você e com certeza serás muito feliz. EU ACREDITO NISTO :)



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário